O Programa de Integração Social (PIS) é voltado para trabalhadores do setor privado. O cadastro no PIS é feito automaticamente quando o trabalhador é registrado por um empregador que recolhe o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). O número do PIS é informado na carteira de trabalho e pode ser consultado online, através da plataforma Gov.br ou no aplicativo Caixa Trabalhador.
O Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PASEP) é voltado para servidores públicos. O cadastro é feito pela entidade empregadora (órgão público) no momento da admissão do servidor. O número do PASEP também pode ser consultado diretamente com o Banco do Brasil, que é responsável pela gestão do benefício para servidores públicos.
O número do PIS/PASEP pode ser consultado em sua carteira de trabalho ou através do site oficial do **Gov.br**, no aplicativo **Carteira de Trabalho Digital**, ou no **Aplicativo Caixa Trabalhador**. Para servidores públicos, o número do PASEP pode ser consultado diretamente no **Banco do Brasil**.
Com o cadastro ativo no PIS/PASEP, o trabalhador pode ter direito ao abono salarial, seguro-desemprego, FGTS e outros benefícios sociais importantes.